Meditação da Gratidão

A gratidão é uma virtude a ser cultivada continuamente, já que muitas vezes nos esquecemos de agradecer e apenas reclamamos de nossa sorte.

É necessário que mudemos radicalmente essa atitude para outra, mais positiva, mais construtiva, que nos leve a agradecer desde que abrimos os olhos pela manhã, até a hora em que fechamos os olhos para dormir.

Com esse pequeno novo hábito abrimos nosso coração e começamos a entender, e descobrir, o quanto somos, fomos e ainda seremos, abençoados. O quanto somos, fomos e seremos ainda, protegidos e ajudados.

O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e passamos a viver mais em paz.

Expressar gratidão é uma força poderosa. É um atributo da mente voltado para a prosperidade, pois ao desenvolver o hábito de agradecer acionamos a energia curativa do Universo e podemos transmutar as circunstâncias e o ambiente que nos circunda.

É importante, portanto, agradecer! E é isso o que iremos fazer agora com essa pequena meditação.

Procure sentar-se de modo o mais confortável possível. Mantenha as costas eretas, porém sem forçá-las. Una polegar  e indicador de cada mão. Feche os olhos suavemente. Relaxe seu corpo na posição. Concentre-se no topo da cabeça, local do Sahashara Chakra, e faça algumas respirações profundas.

○ Comece tendo gratidão pela pessoa que deu a você o seu corpo físico, sua mãe.

○ Tenha gratidão por aquele que deu a você a sua vida, seu pai.

○ Continue a espalhar sua gratidão por todos os que passaram por sua vida desde que você nasceu.

○ Médicos, enfermeiras, parteiras, que estavam presentes em seu nascimento.

○ As pessoas que cuidaram de você quando era bem pequeno.

○ Os professores que o iniciaram nas lições escolares.

○ Todos os seus amigos de infância.

○ Seus parentes. Irmãos, tios, primos, avós…

○ Todos os que passaram por sua juventude.

○ Namorados [as], marido/esposa, filhos.

○ Aqueles que o encaminharam em sua vida profissional.

○ Os que deram força a você nos momentos difíceis da vida.

○ Os que dão a você alegria por estarem próximos.

○ Os que estão longe fisicamente, porém, perto de seu coração.

○ Os que possibilitam a realização do seu momento atual.

○ Porém, não esqueça de ter gratidão por aqueles que o feriram e magoaram, pois eles o ensinaram a reconhecer os sentimentos indesejados.

○ Tenha também gratidão pelas pessoas que o conduziram/conduzem na sua espiritualidade.

○ Tenha gratidão por seu mestre ou guru.

E, finalmente, tenha gratidão por aquele que a tudo criou, pois ele é a fonte de toda a sua vida, fonte de sua felicidade.

[Essa meditação é baseada numa meditação de Paramahamsa Sri Nityananda].

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1 comentário

Um pensamento sobre “Meditação da Gratidão

  1. Gosto muito dessa meditação da gratidão que aprendi diretamente com Paramahansa Sri Nithyananda em 2004, especialmente pela lembrança dos momentos que passamos desfrutando dos seus ensinamentos.
    Você Glória, está sempre presente nas minhas gratidões.
    Hari Om!
    Luiza

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