A Importância de ser Professor de Yoga


“Os amados Vedas e Tantras que a tradição nos legou, bem como os Mantrase as Práticas, tornam-se frutíferos se nos são comunicados pelo Guru, e não de outro modo”.

Kurlanava-Tantra, cap. 10

Dentro do Tantra e do próprio Yoga algo é de extrema importância, a pessoa daquele que nos transmite o conhecimento, o Guru. Ao contrário do Ocidente, na Índia, o Mestre, Guru, professor, é visto como um veículo da sabedoria, aquele que já atingiu um certo grau de conhecimento que o permite transmitir, de forma correta e rigorosa o saber adquirido através da leitura dos textos e, principalmente, a vivência desse mesmo saber, que introjetado, assimilado e vivido dia-a-dia, torna-o capaz de acender a luz do Conhecimento no interior do discípulo.

Grande importância ser professor…! Grande responsabilidade ser professor…!

O professor de qualquer linha de Yoga traz dentro de si a grande responsabilidade de ser um espelho polido onde deve estar refletida a Sabedoria Ancestral do Yoga para que o aluno possa não somente aprender as técnicas e usá-las, mas saber que as técnicas não devem ser realizadas de modo mecânico ao som de música suave e do odor do incenso. O professor deve ser o meio de sensibilização do aluno para o caráter supra-corporal do Yoga. Só assim o estudante poderá ver que sua prática não deve somente ser corporalmente perfeita. A prática deve ser perfeita em relação ao objetivo mais sublime do Yoga, o autoconhecimento, o olhar a si mesmo e ver que não somos apenas um corpo que sofre e fica doente, não somos somente uma mente que não pára de falar consigo mesma, que não somos aquele ser estressado do cotidiano que mete os pés pelas mãos  a cada momento que precisa se comunicar com o próximo… Somos algo além disso. Além, mas não distante. Somos aquilo que procuramos a todo momento em nossas vidas, pois que já somos Felicidade, Harmonia e Bem-aventurança.

Mesmo não tendo atingido a liberação, o samadhi, o professor de Yoga tem essa missão. E como professores não podemos nunca parar de percorrer o caminho do autoconhecimento.

Atingir a meta é o nosso objetivo, passar esse ensinamento divino é nossa profissão.

Gloria Chauvet

oOo

Anúncios
1 comentário

Um pensamento sobre “A Importância de ser Professor de Yoga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s