Dakshina Tantra

Dakshina Tantra Yoga

***

O Tantra é um corpo de conhecimento muito antigo que foi desenvolvido na Índia há alguns milhares de anos e passado de mestre para discípulo. Essa tradição de conhecimento ainda não passou para a escrita grande parte de seus ensinamentos, existindo “livros” inteiros não escritos.

O Tantra considera o homem como uma combinação de energias e tem com objetivo redirecioná-lo à origem, que contém e engendra todos os seres. O Tantra consiste na utilização da enegia vital para conseguir a realização plena do ser, que é vista como um estado supremo de consciência, onde a consciência individual une-se a Consciência Total. Em outros termos, é a identidade do ser individual (Jivatma) com o Ser Total (Paramatma), que é alcançada através da experiência direta e individual.

Tudo o que existe são forma diferenciadas de uma energia principal e podemos maneja-la de modo a conseguirmos uma série de transformações dentro de nós mesmso, que nos conduzirão a um estado supremo de consciência. Portanto, podemos dizer que o Tantra é o estudo do homem do ponto de vista da energia.

Esse conhecimento diz que o homem possui sete centros energéticos, Chakras, que se situam na direção da coluna vertebral, e que cada um deles possui características da nossa personalidade. Sua prática é a busca do equilíbrio da nossa personalidade, através da energização dos chakras, a fim de percebermos que já somos a felicidade que buscamos ser.

>> Entrevista com o Mestre Tântrico Paulo Murilo Rosas

***

Shri Ganesha